Ultimas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Internet: Conheça o próximo passo das buscas online

No começo, era apenas o verbo. Mas a busca por sons e imagens avança rápido - e como em todo sistema operado por algoritmos, é uma questão de tempo e "aprendizado" que ela dê um salto exponencial de qualidade na internet. No caso de arquivos sonoros, a mágica de "advinhar" qual a canção, seu intérprete e compositor com base num trecho capturado do rádio ou do ambiente já é feita com precisão considerável por aplicativos para celular como Shazam e SoundHound. Na seara das imagens, as aplicações estão sendo aperfeiçoadas por companhias como Google, que trabalham pesado para interpretar informações como cor e forma - primeiro passo no caminho para submeter fotos e vídeos a um processo eficaz de busca .

O Shazam surgiu em 1999, em Londres, e até hoje é o aplicativo mais popular do segmento de reconhecimento de música. Nos 14 anos de vida, passou por aprimoramento contínuo. "Atualmente, os sistemas de reconhecimento de áudio identificam canções ainda que haja ruídos. Além disso, podem fazer seu trabalho mesmo que você só apresente um pequeno trecho da música", diz Régis Rossi Alves Faria, pesquisador e coordenador do núcleo de engenharia de áudio e codificação sonora da Universidade de São Paulo (USP). Essa evolução está diretamente associada à inteligência artificial desses mecanismos, que aprendem conforme novas buscas vão sendo realizadas.

O Shazam possui 300 milhões de usuários – 3,3% estão no Brasil. Diariamente, ele "adivinha" mais de 10 milhões de músicas. O serviço mantém parcerias com Apple e Amazon para a comercialização de faixas: depois de elucidar a charada, encaminha a venda. "Neste ano, o Shazam movimentará mais de 300 milhões de dólares com essa atividade", afirma David Jones, presidente executivo de marketing da companhia. Jones não detalha quantos milhões desse total vão parar nos cofres da empresa britânica, mas adianta que nos Estados Unidos o serviço foi expandido para a TV. “Os fãs já podem usar o aplicativo para obter informações sobre programas de televisão em 160 canais."

O principal concorrente do Shazam é o SoundHound, que possui 135 milhões de usuários em todo o mundo. Segundo Katie McMahon, vice-presidente de marketing e vendas da empresa, o Brasil está entre os três mercados que mais crescem dentro do serviço. O modelo de negócio é similar ao do rival. “Temos parcerias com as mais importantes lojas digitais e somos um dos serviços móveis mais bem-sucedidos em termos de conversão de compra de música via download ou streaming”, explica a executiva.

Fonte: Veja

Postar um comentário

 
Copyright © 2013-2014 Morada de Notícias
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates