Ultimas

terça-feira, 19 de março de 2013

Tabuleiros de Russas, Jaguaribe-Apodi e Baixo Acaraú devem ganhar laboratórios para CVT

Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Foto)

  O projeto de introduzir assistência técnica permanente nos perímetros irrigados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) está perto de ser uma realidade em três unidades no Ceará – Tabuleiros de Russas, Jaguaribe-Apodi e Baixo Acaraú. O pedido de instalação de centros de tecnologia em dois destes projetos de irrigação foi apresentado pelo deputado Ariosto Holanda ao governador do estado, Cid Gomes, que propôs estender o benefício ao Baixo Acaraú.

Ao indagar para o deputado quanto custa cada um destes Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) e saber que a construção da unidade, com os equipamentos, fica em R$ 1 milhão, Cid Gomes sugeriu aproveitar estruturas existentes do Dnocs nos perímetros. O governo do Ceará, segundo ele, garante os recursos para os laboratórios. O CVT tem por objetivo capacitar os irrigantes e seus filhos, realizar serviços de laboratório com análise de água e solos e acessar o conhecimento da Embrapa e outros centros de difusão de conhecimento por meio de Internet e rede de videoconferência, informou Ariosto Holanda.

No projeto inicial apresentado ao Dnocs na gestão do diretor-geral Elias Fernandes, em reunião com a participação do Banco do Nordeste e IFCE, ficou autorizada pelo Departamento a cessão de área de mil hectares para incubadoras de empresas de alunos dos IFCE e escolas técnicas – 500 hectares no projeto Tabuleiros de Russas e 500 hectares no Jaguaribe-Apodi. Na época, lembra Ariosto Holanda, o BNB se comprometeu a apoiar o programa com recursos do FNE Inovação, com uma estimativa inicial de incubação de 50 empresas.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013-2014 Morada de Notícias
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates